MFLP0008 |
|
Interface de monitoramento do aprendizado em farmacologia |
|
A farmacologia é uma ciência multidisciplinar, onde muitas áreas do conhecimento convergem, desde as ciências básica como química, bioquímica, biofísica e fisiologia como as ciências aplicadas como terapêutica, semiologia e práticas clínicas. Neste contexto, a informação e o seu acesso tornam-se a ferramenta essencial à consolidação do aprendizado. O ambiente digital desponta cada vez mais como espaço útil e democrático à exposição de livres debates e trocas de informações e arquivos. Este projeto caracteriza-se por criar uma ferramenta simples e útil para o aprimoramento e facilitação do aprendizado em farmacologia. Em adição, este projeto cria expectativa de despontar o interesse pela prospecção à informação, dividindo e organizando de forma dinâmica os assuntos que apareçam durante a sua utilização. A sua materialização consistirá no formato de rede social ou ¿blog¿, que será gerenciado e atualizado pelo monitor, com amplo acesso a qualquer interessado, mas com a prioridade das discussões destinadas aos alunos inscritos em Farmacologia Veterinária I e II. |
|
Criação e organização do ambiente digital a ser construído. Decisão por ferramentas já disponíveis como FaceBook, Orkut, Tweeter, GoogleDocs, etc, bem como a percepção que um novo ambiente possa ser gerado na forma de Website, blogs ou aplicativos para tablets. Outra atribuição igualmente importante caracteriza-se pelo levantamento e atualização de informações na literatura clássica e em artigos, bem como disponibilidade para consulta no ambiente digital sob orientação do professor responsável. Organização dos dados para apresentação na semana de monitoria. |
|
A partir da seleção de março de 2013 de acordo com o calendário acadêmico. Primeiro trimestre: Escolha da ferramenta e criação do ambiente de discussões. Segundo trimestre: Análise dinâmica e organização dos assuntos que despontam na discussão. Terceiro trimestre: Mapeamento dos assuntos que representam maior dificuldade de serem absorvidos Quarto bimestre: Relatório contendo os principais temas e discussões abordados no ambiente, problemas principais de aprendizado e índice de adesão e satisfação da ferramenta e apresentação na semana de monitoria. |
|